Australia Dream

Vir para a Austrália sempre foi um sonho para mim. Considero o país lindo e com uma qualidade de vida excelente. Além disso, também escolhi vir para cá pelo contato com a língua inglesa e por acreditar que seria um lugar fácil para juntar dinheiro para viajar para outros países. Escolhi Gold Coast por não ser uma cidade tão grande (cerca de 500 mil habitantes) e por ter uma costa linda. Sei que talvez aqui seja mais difícil de arranjar emprego quanto em uma cidade maior e também porque estamos em baixa temporada, mas acredito que quem procura acha e a vantagem de Gold é que o custo de vida aqui é mais barato que em uma cidade grande (principalmente a acomodação, que é o que mais pesa no orçamento, pelo menos para mim).

Surfers Paradise- Onde eu vivo em Gold Coast

Surfers Paradise- Onde eu vivo em Gold Coast

Faz uma semana que estou na Austrália e esse é o meu primeiro post daqui, vou tentar usar tópicos para falar da minha vida aqui em Gold no intuito de ajudar quem está pensando em vir para cá.

Trabalho

A Austrália não é a viagem mais barata para se fazer, mas sempre acreditei que o custo-benefício valesse à pena. Por isso, passei muitos anos juntando dinheiro – e não tenho vergonha de dizer, muitas vezes economizando centavos – para vir para cá. Quando a gente entrega a quantia total para a agência chega a ser um choque, mas posso dizer que já estando na Austrália sinto que valeu cada centavo.

Mas porque escolhi a Austrália?  Dentre os países que falam inglês, a Irlanda e os Estados Unidos recebem muitos intercambistas também, mas não é possível ir para lá com visto de trabalho e estudo, como aqui.  Até havia um programa para estudar inglês e trabalhar nos Estados Unidos, mas durava só três meses e teve muitos problemas, por isso, atualmente, as agências de viagem não estão mais oferecendo ele.  É estranho isso, mas nunca tive o sonho de ir para os EUA, não simpatizo muito com a #americanwayoflife e sempre achei que a Austrália tinha mais a ver com as coisas que eu curto, como saúde,natureza e praia, além da já falada qualidade de vida.

Localização

Bom, além de poder trabalhar, ter uma ótima qualidade de vida, permitir a vivência em inglês, o outro aspecto que me atrai na Austrália é a localização e, consequentemente, a possibilidade de viagens. Acho a Nova Zelândia um dos países com os locais mais lindos do mundo, assim como a Thailândia e a Indonésia. Assim, meu objetivo principal de trabalhar aqui é para juntar dinheiro e poder visitar esses outros países. Se eu vou conseguir? Ainda não arranjei um emprego, mas é a minha primeira semana na Austrália e to colocando muita energia positiva nesse sonho.

Nova Zelândia

Nova Zelândia

 

Moradia

O aluguel aqui para mim é caro (cerca de U$$ 100,00 por semana), mas acredito que é porque os locais onde morei no Rio Grande do Sul não tinham um custo de vida tão alto. Já em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, acho que tu acaba gastando a mesma coisa de aluguel que aqui. A vantagem é que os prédios aqui têm uma infraestrutura muito boa, o meu, por exemplo, tem piscina ao ar livre, churrasqueiras, sauna e piscina térmica – com bolhas e espumas 🙂 . Todo essa estrutura é aberta não só para os moradores, mas também para convidados. Outra coisa que encarece um pouco o custo de vida, é o Bond, que é uma espécie de caução que tu tens que pagar quando entra no ap e é devolvida no final, se ele não tiver com nenhum dano. O Bond costuma custar o preço de três ou quatro semanas de aluguel.

Bom, o ap que eu moro é divido e isso é muito comum aqui. Então, é preciso estar pronto para conviver com gente muito diferente, o que eu particularmente acho legal. No ap que estou morando agora, vivo com um paulista e uma paulista, um mineiro e um carioca. Você até pode morar sozinha, mas vai ter que pagar muito mais por isso. O meu apartamento não tem vista para o mar, quer dizer, é possível ver o mar dele, mas bem de longe. Mas fica há umas três quadras, o que para mim é muito bom, porque me permitir ir lá sempre que eu quero.

Amanhecer aqui em casa  em Gold Coast

Amanhecer aqui em casa em Gold Coast

Transporte

O transporte por aqui é bem caro. Por exemplo, na semana passada, gastei U$ 13,00 em um passeio que fiz. Aqui existem diferentes cartões. O que eu uso é o azul. Como ele tu paga meia passagem – a passagem é cerca de U$ 6,00. Mas se tu vai ir para algum lugar longe, como eu fui, e tem que pegar quatro ônibus, acaba ficando bem caro. Por isso, muita gente aqui compra o cartão verde, com o cartão verde tu podes gastar no máximo U$ 10 dólares por semana. Acontece que ele é um cartão para universitário e eventualmente podem ter fiscais nos ônibus e se eles te pegaram uma vez com o cartão errado te dão uma advertência e na segunda vez uma multa. Ah, multas é outro tópico interessante de se falar.

Além do cartão verde, muitos estudantes brasileiros compram bicicletas , skates ou rollers. Acho isso muito legal, porque além de economizar, é uma forma de ter uma vida mais saudável e aproveitar melhor o cenário de Gold Coast. Você pode comprar um equipamento novo ou optar por comprar de alguém que esteja indo embora em sites da internet ou mesmo em um cash convert , loja daqui que vende coisas usadas.

Em brondbeach, com o roller que meu colega de ap comprou no cash convert por U$ 20

Em brondbeach, com o roller que meu colega de ap comprou no cash convert por U$ 20

Multas

Bom, como em todas a viagens, é bom a gente se inteirar das regas e da cultura do outro países que estamos indo. A Austrália tem diferenças bem significativas em relação ao Brasil, acho que é principal delas é em relação a bebida. Para começar, a bebida não é vendida no supermercado como no Brasil, existem lojas específicas para isso.  Aqui não é permitido beber na rua ou em locais públicos e se você for pego bebendo poderá pagar uma multa. Além de não beber na rua, você também não pode andar bêbado na rua, comportamento também sujeito a multa. E se você estiver muito bêbado dentro de uma boate, será mandado embora.

Parece muito estranho a princípio, mas acho que para lidar com essas regras é só ter bom senso. Outro aspecto que é legal cuidar é como atravessar as ruas, se você atravessar a rua fora da faixa ou no sinal vermelho você também está sujeito a multa. A nossa consultora da agência de viagem aqui na AUS levou uma multa por isso, então não é só lenda. É bom se cuidar.

Outra coisa que é legal é não esquecer a sua chave dentro do apartamento. Uns vizinhos nosso fizeram isso e tiveram que ligar para uma central que ativou o síndico para abrir para eles, resultado: U$ 80,00 dólares pelo serviço. No nosso prédio, caso você perca a chave, também terá que pagar uma multa de 200 dólares. Como falei antes, se você não quer jogar dinheiro no lixo, melhor se cuidar! 😉

Sobre anandadelevati

Ananda Unmani Delevati, jornalista, viajante, escorpiana, vegetariana, intensa. Acredito que a gente está no mundo para viver e compartilhar coisas boas e tentar ser nossa melhor versão, sempre. Pelo caminho aprendi que não há muita explicação lógica para a vida e só nos resta viver, aproveitar cada momento com liberdade e consciência e espalhar amor por aí <3 Atualmente vivo em Byron Bay, Australia, e trabalho com intercâmbio desse lado do mundo :) Tenho interesse por viagens, espiritualidade, gastronomia, vida saudável, filmes, livros, boas convertas e por escrever. Compartilho um pouco de tudo isso por aqui! Dicas, sugestões e feedbaks são muito bem vindos. Contato: anandadelevati@gmail.com
Esse post foi publicado em Austrália, Viagem e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Australia Dream

  1. Parker disse:

    Excelente dicas…tem que se aprender a viver em países alheios e respeitar as regras!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s